Uma nova estratégia de segurança foi lançada recentemente pelo WhatsApp. Agora, para transferir conversas para um novo aparelho, o aplicativo pode solicitar uma confirmação no celular antigo. A atualização já começou a ser liberada e tem o intuito de barrar os roubos de conta.
A solicitação será feita quando o WhatsApp identificar algum comportamento suspeito no processo de transferência, exibindo o horário e o modelo de celular que está tentando executar a ação. Os usuários poderão autorizar a migração ou não, após serem alertados de que a transferência irá deletar a conta do aparelho antigo.
Caso a pessoa não possua mais o celular antigo, seja por furto, roubo ou algum outro motivo, será possível solicitar ao WhatsApp uma segunda senha, que poderá ser usada apenas uma única vez, para concluir a migração.
Com essa mudança, o aplicativo de troca de mensagens cria uma nova etapa de verificação. Essa será mais uma barreira para tentativas não autorizadas de transferir a conta, como por exemplo, quando usuários têm os perfis roubados após envio de código de verificação para terceiros.
Outra novidade é a verificação de dispositivo, que tem o objetivo de evitar que programas maliciosos cheguem até as pessoas por meio das vulnerabilidades do WhatsApp. De acordo com a Meta, versões alternativas do WhatsApp expõem muitos usuários a softwares prejudiciais aos aparelhos. Com o novo recurso, autenticadores internos irão testar e validar a conexão.
A segurança no aplicativo também será intensificada por meio de códigos de segurança automáticos. O WhatsApp irá agilizar a verificação de transparência do código único de criptografia, responsável por atestar que determinada conversa é protegida. Os usuários poderão fazer o teste acessando o código que ficará disponível nas informações do contato, na aba “Criptografia”.