Home

>

Conheça os superapps e saiba como eles estão transformando o uso da tecnologia móvel

19 de abril de 2023

Diversas funcionalidades em uma única interface: esses são os aplicativos conhecidos como superapps. Eles permitem, por exemplo, que você peça um carro para ir de casa a um restaurante, enquanto envia uma encomenda para um amigo. Ou ainda, que compre um produto e faça uma consulta médica em uma mesma plataforma. A proposta é oferecer soluções para atividades relacionadas ou não, atendendo às necessidades sociais e comerciais do usuário com mais facilidade e agilidade.

No Brasil, o Mercado Livre permite a realização de compras e vendas, disponibiliza sistema próprio de pagamento (Mercado Pago), logística para entregas e a criação de lojas virtuais. Já o Uber, além do transporte de passageiros, também possui opções de entrega de encomendas e delivery de comidas. A Magazine Luiza também investiu em superapp, diversificando o serviço de compras para oferta de serviços e carteira digital.

Na indústria de tecnologia móvel, os superapps têm representado um divisor de águas. Isso porque eles facilitam a experiência do usuário, que economiza tempo por não precisar ficar entrando e saindo de diversas telas. Outra vantagem é não ter que baixar diversos aplicativos, deixando mais memória livre no celular. O resultado é uma telefonia móvel mais eficiente, integrada e personalizada, com mais satisfação e engajamento do usuário.

Além de estarem revolucionando o uso de smartphones em âmbito pessoal, os superapps também estão impulsionando e criando novas oportunidades de negócios. Pequenas empresas e empreendedores estão aproveitando as potencialidades da plataforma para ampliar sua gama de serviços, alcançar novos clientes e expandir seus recursos.

A popularidade dos superapps tem crescido em todo o mundo, especialmente em países emergentes da América Sul, além de China e Índia. No Brasil, embora já existam plataformas em funcionamento, poucas pessoas conhecem o assunto de fato. De acordo com o Google, 81% dos brasileiros não sabem o que são os superapps; porém, 45,8% se interessam em usá-los após descobrirem do que se trata.

Enquanto os superapps representam uma nova era em aplicativos móveis, apontando para significativas transformações na forma como as pessoas acessam e interagem com os serviços online, alguns desafios ainda precisam ser superados. Um dos principais é a segurança de dados, já que a plataforma coleta uma grande quantidade de informações pessoais dos usuários.

E você, já usou algum superapp? O que achou? Acredita que essa moda vai pegar por aqui? 

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Itabuna

app henet

Na palma

da sua mão

Baixe agora o App:

CONECTAR COM A HE-NET É SÓ VANTAGEM!
Entre pro clube e ganhe descontaços da hora