Home

>

Anatel combate o “gatonet” com bloqueio de TVs Box piratas visando à segurança das redes

3 de maio de 2023

A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) iniciou o bloqueio de aparelhos de TV Box pirata em todo o Brasil no mês passado. A medida vem para coibir o popular “gatonet”, prática ilegal que permite ao usuário o acesso digital ao sinal de TV paga e plataformas de streaming.

De acordo com o órgão, o país possui quase 7 milhões de aparelhos ilegais ativos, que não possuem homologação e são distribuídos sem certificação e sem a verificação de testes de qualidade e segurança. A estimativa é que o número de usuários seja muito maior: cerca 20 milhões de brasileiros consomem conteúdo pela plataforma pirata.

Além de ser uma prática ilegal, por violar direitos autorais dos conteúdos pirateados, o “gatonet” frequentemente é usado por criminosos para roubo de dados, já que facilita o acesso de informações de todos os aparelhos conectados na mesma rede. Isso inclui até mesmo captura de telas de celulares ou computadores.

A rede também pode ser utilizada de forma indevida para executar ataques de negação de serviço, ou seja, derrubar uma plataforma por requisições simultâneas de acesso por uma grande quantidade de computadores. Por isso, segundo a Anatel, o bloqueio do “gatonet” tem como foco a segurança das redes domésticas de internet.  

A operação se baseia a partir de denúncias de TVs piratas, direcionadas a um grupo de técnicos da agência. Embora qualquer pessoa encaminhar a acusação, normalmente as indicações feitas por associações de TVs pagas e plataformas de streaming são mais bem recebidas, já que elas possuem uma estrutura de laboratórios para testar os aparelhos e detalhar relatórios.

Em seguida, são acionadas as operadoras de internet, para realizar o bloqueio dos aparelhos utilizando o endereço de IP. Com isso, é bloqueado o acesso aos servidores que distribuem sinal de TV paga.

Conta pra gente: você já conhecia o esquema do “gatonet”? O que achou da iniciativa da Anatel?

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Itabuna

app henet

Na palma

da sua mão

Baixe agora o App:

CONECTAR COM A HE-NET É SÓ VANTAGEM!
Entre pro clube e ganhe descontaços da hora