Home

>

Expressões racistas para riscar do seu vocabulário

20 de novembro de 2023

Expressões Racistas

Estamos no mês da Consciência Negra, mas a luta contra o racismo deve acontecer diariamente.

Você sabia que no ano passado (2022), os casos de racismo aumentaram 68%?

Essa é uma realidade bastante alarmante e uma das formas bastante necessária e eficiente é termos cuidado com as expressões que utilizamos corriqueiramente. Algumas delas são pejorativas e ofensivas.

Então hoje vamos trazer algumas para te deixar atento(a) e já cortá-las do seu vocabulário. Vamos lá?

“A coisa ficou preta!”

Já reparou que quando essa expressão é utilizada ela sempre quer dizer que a situação ficou ruim? Essa associação do preto a algo ruim deve ser cada vez mais evitada!

“Cabelo ruim”

Além dessa, existem outras expressões do mesmo tipo que devem ser excluídas como “cabelo duro” ou “cabelo bombril”. Por conta dessas falas, muitas pessoas pretas têm medo e vergonha de assumirem seus cabelos naturais.

Então é preciso lembrar sempre que existem cabelos diferentes, mas nenhum é melhor ou pior que o outro. Todos são lindos à sua maneira.

“Serviço de preto”

Neste caso, é utilizada quando há a intenção de dizer que alguém fez um trabalho desleixado, mais uma vez associando o preto a algo ruim, como se somente o “trabalho branco” fosse ideal.

“Chuta que é macumba”

Essa expressão contribui para fortalecer o preconceito que há contra as religiões de matriz africana e os seus adeptos. Portanto, quando quiser afastar algo para longe de você, afaste essa expressão junto e utilize outra nada ofensiva em seu lugar.

“Mercado Negro”

Sabemos que, infelizmente, existem diversas práticas ilegais, mas chega de associá-las ao negro, não é? Chamar esse mercado dessa maneira contribui para a ideia de que o negro é ruim, ilícito. Você pode dizer “Mercado ilegal” mesmo.

E aí, você tinha o costume de usar alguma delas? O essencial é ficar cada vez mais atento(a) e se bater aquela dúvida, dar uma pesquisada em fontes seguras.

Levante essa bandeira junto à He-net!

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Itabuna

app henet

Na palma

da sua mão

Baixe agora o App:

CONECTAR COM A HE-NET É SÓ VANTAGEM!
Entre pro clube e ganhe descontaços da hora