Hoje, já vamos iniciar a nossa conversa te contando algo: você sabia que o Brasil é o 3º país que mais utiliza redes sociais em todo o mundo?
Esse é um dado de um levantamento realizado pela Comscore e exibe como o uso das redes sociais cresceu significativamente em todo o planeta.
Com certeza você utiliza redes sociais, não é? Pode ser até que você tenha chegado a esse texto por meio de uma delas.
Mas você já parou para refletir sobre como você tem lidado com essas redes? E como elas têm impactado em sua saúde mental?
Vamos bater um papo sobre isso!
É preciso ter cuidado, pois assim como as redes sociais podem ajudar, se não utilizá-la com sabedoria, é possível que acabe prejudicando suas emoções.
Sem perceber, muitas pessoas passam a viver mais o mundo virtual e a depender de curtidas e outras métricas para se sentirem realizadas.
Então que tal aprender a fazer um uso consciente? Siga essas dicas:
1- Lembre-se que existe o mundo real.
Apesar das inúmeras possibilidades trazidas pela tecnologia, não se prenda às telas. Então marque momentos presenciais com amigos e familiares para aproveitarem bem uns aos outros, realize atividades físicas e continue fazendo seus hobbies.
2- Determine períodos para usá-las.
Dessa forma, você vai conseguir perceber que quem deve estar no controle é você e não ao contrário.
3- Desative as notificações ao realizar outras tarefas.
Essa dica parece clichê, mas quantas vezes você não para, em meio a uma tarefa importante, pra dar uma espiadinha nas redes e acaba perdendo a hora? Isso pode interferir na sua produtividade e te levar à frustração. Então desapegue um pouco e lembre-se que logo mais você poderá atender às solicitações que apitam no seu celular.
4- Não compare a sua realidade com a de outras pessoas.
Esse é um cuidado essencial, porque você pode fazer essa comparação até mesmo sem perceber. Não se esqueça que nas redes sociais, as pessoas mostram o que querem e da maneira que preferem. Então não se deixe levar por aparências e e lembre-se que você também é nota 10.
5- Tenha cuidado com aplicativos ou trends que permitem as opinarem sobre você, principalmente de maneira anônima.
Muitas falas podem ser tóxicas e acabarem te entristecendo. Então sempre respeite o próximo e tenha em mente que você também deve ser respeitado(a).
6- Informe-se apenas por fontes confiáveis.
Então nada de acreditar em tudo o que lê por aí. Ah, e também não compartilhe sem fazer aquela checagem, ok?
Queremos te ver conectado(a) com o seu bem-estar. Por isso, é hora de rever a forma que você está usando as redes sociais e priorizar a sua saúde mental, combinado?