Home

>

Como ter cuidado com a saúde mental ao usar as redes sociais?

20 de setembro de 2023

Hoje, já vamos iniciar a nossa conversa te contando algo: você sabia que o Brasil é o 3º país que mais utiliza redes sociais em todo o mundo?

Esse é um dado de um levantamento realizado pela Comscore e exibe como o uso das redes sociais cresceu significativamente em todo o planeta.

Com certeza você utiliza redes sociais, não é? Pode ser até que você tenha chegado a esse texto por meio de uma delas.

Mas você já parou para refletir sobre como você tem lidado com essas redes? E como elas têm impactado em sua saúde mental?

Vamos bater um papo sobre isso!

É preciso ter cuidado, pois assim como as redes sociais podem ajudar, se não utilizá-la com sabedoria, é possível que acabe prejudicando suas emoções.

Sem perceber, muitas pessoas passam a viver mais o mundo virtual e a depender de curtidas e outras métricas para se sentirem realizadas.

Então que tal aprender a fazer um uso consciente? Siga essas dicas:

1- Lembre-se que existe o mundo real.

Apesar das inúmeras possibilidades trazidas pela tecnologia, não se prenda às telas. Então marque momentos presenciais com amigos e familiares para aproveitarem bem uns aos outros, realize atividades físicas e continue fazendo seus hobbies.

2- Determine períodos para usá-las.

Dessa forma, você vai conseguir perceber que quem deve estar no controle é você e não ao contrário.

3- Desative as notificações ao realizar outras tarefas.

Essa dica parece clichê, mas quantas vezes você não para, em meio a uma tarefa importante, pra dar uma espiadinha nas redes e acaba perdendo a hora? Isso pode interferir na sua produtividade e te levar à frustração. Então desapegue um pouco e lembre-se que logo mais você poderá atender às solicitações que apitam no seu celular.

4- Não compare a sua realidade com a de outras pessoas.

Esse é um cuidado essencial, porque você pode fazer essa comparação até mesmo sem perceber. Não se esqueça que nas redes sociais, as pessoas mostram o que querem e da maneira que preferem. Então não se deixe levar por aparências e e lembre-se que você também é nota 10.

5- Tenha cuidado com aplicativos ou trends que permitem as opinarem sobre você, principalmente de maneira anônima.

Muitas falas podem ser tóxicas e acabarem te entristecendo. Então sempre respeite o próximo e tenha em mente que você também deve ser respeitado(a).

6- Informe-se apenas por fontes confiáveis.

Então nada de acreditar em tudo o que lê por aí. Ah, e também não compartilhe sem fazer aquela checagem, ok?

Queremos te ver conectado(a) com o seu bem-estar. Por isso, é hora de rever a forma que você está usando as redes sociais e priorizar a sua saúde mental, combinado?

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Itabuna

app henet

Na palma

da sua mão

Baixe agora o App:

CONECTAR COM A HE-NET É SÓ VANTAGEM!
Entre pro clube e ganhe descontaços da hora