Home

>

Como ajudar alguém que está enfrentando o câncer de mama?

13 de outubro de 2023

Todos os anos, milhares de pessoas são afetadas pelo câncer de mama e ter apoio emocional faz uma grande diferença na jornada de tratamento e recuperação.

Que tal entender a melhor forma de prestar esse auxílio às pessoas que você conhecem e que enfrentam essa luta?

1- Pergunte se a pessoa deseja falar sobre a doença

É preciso respeitar a decisão de cada paciente. Muitas vezes, para ela, é difícil falar sobre o câncer de mama e assim, prefere evitar o assunto. Nesse caso, respeite e fale sobre outros assuntos.

2- Estude sobre o câncer de mama

Para oferecer o apoio ideal, é essencial entender sobre o problema. Dedique um tempo para aprender sobre o câncer de mama, quais  seus estágios, tratamentos e possíveis efeitos colaterais. Dessa maneira, você estará melhor preparado(a) para acompanhar a pessoa em todo esse processo.

3- Ofereça motivação

É comum que você queira oferecer soluções para o sofrimento daquela pessoa, mas nem sempre é possível. E, às vezes, também não é necessário. Entretanto, a motivação faz toda a diferença.

Então lembre a pessoa sobre tudo o que ela já superou e não a deixe esquecer da força que ela possui.

4- Acompanhe a (o) paciente em consultas médicas e sessões de tratamento

Essa atitude, além de ajudar a fornecer apoio emocional, permite que você esteja a par das informações médicas. Assim, ajuda a paciente a se lembrar das perguntas importantes a fazer ao médico.

5- Cuide de si

Ter esse cuidado, apesar de fazer bem, pode te gerar algum gatilho ou cansaço. Não esqueça de realizar os exames necessários para a identificação do câncer de mama e cuidar da saúde mental ao mesmo tempo. Você também merece estar bem!

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Itabuna

app henet

Na palma

da sua mão

Baixe agora o App:

CONECTAR COM A HE-NET É SÓ VANTAGEM!
Entre pro clube e ganhe descontaços da hora