Hoje em dia, é muito comum que as pessoas comecem a produzir conteúdo para a internet. São diversas possibilidades e maneiras de tratar assuntos variados.
Mas não é somente ligar a câmera ou escrever um post de qualquer maneira. É preciso ter uma visão bem ampla para produzir um conteúdo bem assertivo e que faça sucesso. Então já se prepara para anotar essas dicas, hein?
1- Conheça o seu público
Lembre-se sempre que: se você tem algo para dizer, é preciso saber para quem você precisa falar, certo?
Ao saber quem é o seu público, a sua comunicação ficará assertiva. Portanto, busque o máximo de informações possíveis como onde residem, quais redes sociais mais utilizam, qual a linguagem, o que eles preferem, entre outras.
Um bom caminho a seguir é a criação de uma persona. Existem ferramentas bem legais que podem te ajudar com isso, como o Fantástico Gerador de Personas, então mãos à obra.
2- Entenda onde você deve estar
Um erro que algumas pessoas que pretendem criar conteúdo cometem é imaginarem que precisam estar em todas as redes sociais para fazer o seu conteúdo ser mais visualizado.
Isso pode não só não funcionar, como acabar te atrapalhando, porque, veja bem: imagine que você precisasse dedicar tempo para váaarias plataformas. Seu tempo seria bem curto para ter boa dedicação e produzir um conteúdo muito bem feito, não é?
Agora que você também já sabe que precisa saber onde o seu público está, use isso ao seu favor e marque presença apenas onde for favorável pra você, ok?
3- Faça um planejamento
Ter uma organização antes de iniciar e mantê-la durante sua produção vai te ajudar bastante. Você já ouviu falar do calendário editorial?
Nele, você irá planejar os dias de publicação e pode adicionar os formatos, horários, tudo para te ajudar a ter um panorama completo do que precisa ser feito e postado.
4- Fique de olho na atualidade
É muito importante que você saiba do que vem acontecendo que envolve aquele assunto que você escolheu abordar em suas plataformas. Além de você ter maior domínio e propriedade para falar do tema, essa é uma ótima forma de dar aquele UP no seu engajamento.
Então por exemplo, digamos que você escolheu falar sobre música e um grande artista brasileiro anunciou um novo álbum. Essa seria um momento ideal para fazer algum conteúdo como, por exemplo: “5 fatos sobre o novo álbum do artista X” ou, até mesmo, aqueles os famosos reacts, que tal?
Não perca o timing, ok? Mas apesar disso, lembre-se sempre de pesquisar informações em fontes seguras para não cometer nenhum bola fora.
5- Tenha paciência com seu processo
Para muitas pessoas é um desafio começar a produzir conteúdo por vários motivos, como o medo das críticas, por exemplo.
Então dê o seu melhor, mas sendo gentil consigo mesmo. Valorize todo o seu trabalho e nada de se comparar com os outros, hein? Você está conquistando seu espaço aos poucos.
Estamos por aqui torcendo por você!