Não é surpresa que, cada vez mais, os processos têm migrado para o digital. Dessa forma, é essencial que as empresas, grandes, médias e pequenas se atentem para esse fato e se preparem para suportar todas as demandas.
Além da otimização dos serviços, melhorar a experiência do cliente é algo que potencializa sua relação com eles. Por isso, hoje vamos explorar algumas das inovações mais relevantes que, com certeza, farão a diferença em seu negócio. E, se você é pequeno provedor, fique ainda mais atento, pois elas vão ajudar no seu crescimento.
1- Inteligência Artificial (IA)
Certamente, você já viu e até utilizou diversas ferramentas produzidas com a inteligência artificial. Essa não é uma tecnologia nova, entretanto, nos últimos anos, houve um crescimento explosivo em sua aplicação e desenvolvimento, impulsionado por avanços em hardware, algoritmos, além do acesso a grandes volumes de dados.
E a tendência é a contínua expansão dessa ferramenta. Ela permite uma melhor interação entre máquina e seres humanos, operacionalizando atividades repetitivas e deixando mais tempo para o ser humano se aprimorar em outros pontos mais estratégicos.
Além disso, a IA também atua na otimização da rede, apontando e corrigindo vulnerabilidades.
2- IoT (Internet das Coisas)
A Internet das Coisas pode transformar diversos setores, tornando-os mais interativos, além de eficientes. A IoT diz respeito à interconexão de dispositivos físicos à internet, possibilitando a coleta e troca de dados.
Ela também pode atuar no fortalecimento da segurança das empresas, detectar possíveis ameaças e ataques cibernéticos.
É bastante válido que os pequenos provedores considerarem a incorporação da IoT em suas ofertas.
3- Conexão 5G
Embora ainda esteja em fase de expansão, o 5G oferece possibilidades promissoras, como fornecer ao cliente uma conexão muito mais ágil e com baixa latência.
Esse diferencial será bastante proveitoso para aqueles que precisam atuar em eventos ou de maneira remota sem ter que recorrer à internet com baixo potencial.
Além disso, o 5G tem o benefício de suportar milhões de dispositivos conectados de maneira simultânea em uma área, sendo ideal para ambientes bastante povoados e a Internet das Coisas (IoT).
4- SD-WAN
Atualmente, é comum que as empresas utilizem link MPLS, que garante exclusividade de acesso entre um ponto A e B, ou seja, apenas o tráfego daquela companhia utilizará. Mas, essa é uma opção que tem se mostrado dispendiosa.
Sendo assim, é válido recorrer à SD-WAN, que utiliza software para gerenciar e otimizar a conectividade de redes de longa distância.
Ela possibilita vários links conectados à tecnologia, e um reconhecimento de qual a melhor conexão e melhor momento para ser utilizada.
Isso permite que pequenos provedores ofereçam uma rede mais ágil e resiliente, com gerenciamento de tráfego ainda melhor e custos operacionais reduzidos. Com a SD-WAN, é possível priorizar aplicações críticas e melhorar a experiência do usuário final.
Seguir um caminho atualizado e coerente em relação às ferramentas que vêm moldando o futuro dos serviços de internet é algo essencial a todos os provedores. Mas, especificamente os pequenos podem se beneficiar, até mesmo, como uma forma de expandirem seus negócios.
Se você é um pequeno provedor de internet e tem total interesse em entender como implementar e melhor lidar com essas tecnologias, conte com a He-Net!