Home

>

História da Internet: a trajetória da ferramenta que revolucionou a nossa comunicação

17 de maio de 2020

Já são mais de 50 anos de existência e hoje é impossível imaginar como seria a nossa vida sem ela: a internet. Por aqui, nas terras brasileiras, ela chegou no finalzinho da década de 80 para fins educativos, por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

Atualmente, o seu uso é tão infinito quanto as suas possibilidades: estudos, entretenimento, trabalho, comunicação, diversão, memes, jogos e por aí vai… Mas você sabe sobre a história dessa maravilha e como ela chegou até essa versão tão completa? Preparamos uma linha do tempo pra você saber de tudo em detalhes, veja que legal:

A FANTÁSTICA TRAJETÓRIA DA INTERNET

E essa história ainda é riquíssima e não para por aí. Aqui pelo Brasil, por exemplo, o grande BOOM aconteceu na década de 90, quando as pessoas começaram a ter acesso aos PCs e à internet discada. Também foi nessa época que surgiram os grandes portais, como AOL e Yahoo, com as famosas salas de bate-papo. Você lembra disso? Se sim, sinto lhe informar, mas estais ficando velho, @! Brincadeiras à parte, vamos continuar essa trajetória.

Vieram logo depois os mensageiros instantâneos, ICQ e mIRC, serviços de e-mail e os tão perfeitos buscadores Cadê e Google. Mas foi nos anos 2000 que a nossa querida internet estourou de vez, e a tecnologia foi tomando proporções gigantescas, tanto no quesito ferramentas quando nas formas de conexão.

Nessa maré surgiram as famosas redes sociais, onde passamos hoje horas e horas rolando o feed e interagindo. Teve espaço pra Orkut, MySpace, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Whatsapp e a nossa rede de amigos e conexões já não é a mesma de tempos atrás. E as conexões também não são só entre as pessoas. A tecnologia ganhou todo esse universo também. A internet discada evoluiu pra banda larga, 3G, 4G, até chegar ao nascimento da nossa filha: a Fibra Óptica. Vamos combinar que essa belezinha é o nosso grande tesouro, né? É muito amor envolvido!

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Itabuna

app henet

Na palma

da sua mão

Baixe agora o App:

CONECTAR COM A HE-NET É SÓ VANTAGEM!
Entre pro clube e ganhe descontaços da hora