Home

>

A importância do “Novembro Azul” no combate ao Câncer de Próstata

23 de novembro de 2022

Você já deve ter reparado que, ultimamente, cada mês tem trazido consigo campanhas com lacinhos coloridos, mas e você, sabe o que eles significam? Esses lacinhos coloridos trazem à tona temas de relevância para nossa sociedade, como o câncer, o suicídio e entre outros, sendo todos esses tópicos que demandam atenção de nossa parte.

Pensando nisso, e aproveitando o mês de novembro, hoje iremos falar um pouquinho sobre o “Novembro Azul”. Mas e aí, Cecília, o que ele representa? A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. Desde então, a campanha busca retirar os estereótipos ligados aos exames preventivos contra o câncer de próstata, com vista a conscientizar o público masculino acerca dos cuidados com a saúde que, por vezes, são negligenciados devido aos aspectos culturais ainda arraigados.

Inicialmente, é válido ressaltar que o câncer de próstata é uma patologia insidiosa, isso porque os sinais e sintomas começam a surgir quando a doença já está em estágio avançado. Somado a isso, a procura do urologista por homens ainda é um tabu que favorece o diagnóstico tardio.

Assim, a implementação do “Novembro Azul” como estratégia de conscientização possibilitou uma maior sensibilização do público-alvo, o que é de grande importância em meio às características como o aumento da expectativa de vida, já que o câncer de próstata ocorre em 75% dos casos em pacientes após os 65 anos. Sendo assim é fácil entender que diagnósticos mais precoces favorecem a cura e um melhor prognóstico para a doença.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), no mundo, o câncer de próstata se constitui como o segundo tipo de câncer mais comum, estimando-se 1 diagnóstico para cada 9 homens durante a vida. No Brasil, ele também é o segundo câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Dessa forma, é importante que o homem se atente a sintomas, como a presença de sangue na urina ou no esperma, incontinência urinária, dor ao urinar, disfunção erétil e perda de peso.

A detecção precoce se dá por meio do rastreio da população, ainda que assintomática, apresentando ou não fatores de risco, a partir dos 50 anos de vida, sendo indicada a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) e do toque retal. Lembrando que o exame de toque deve ser incentivado, visto que o PSA é um exame de próstata específico, mas não é câncer específico. Logo, ele pode se alterar em outras situações traumáticas, como andar a cavalo por exemplo.

Dessa forma, a identificação de nodulações suspeitas ao exame de toque associada a alteração do PSA e presença da sintomatologia citada podem orientar a investigação da patologia sendo indicada a biópsia guiada por ultrassonografia (USG) transretal para confirmação diagnóstica. Outros exames de imagem e sorologias podem ser solicitados para análise metastática (focos do tumor em outros órgãos) e estadiamento tumoral, possibilitando a escolha de um tratamento orientado e individualizado para cada paciente.

Assim, vimos que o “Novembro Azul” constitui uma estratégia de grande relevância para a conscientização do homem sobre a necessidade do cuidado com a saúde. Através de uma proposta de desestigmatização, conseguimos sensibilizar a população e por conseguinte promover a saúde e o bem-estar. Logo, o significado ligado à cor que representa essa causa, o “Azul”, da segurança e compreensão, deve orientar nossos passos rumo a uma sociedade com menor estigmatização, mais respeito e amor à vida.

Por Maria Cecília Ferreira Cruz,

estudante de Medicina do 4º período.

Referências:

Martins, Mílton de, A. et al. Clínica Médica, Volume 3: Doenças Hematológicas, Oncologia, Doenças Renais. Disponível em: Minha Biblioteca, (2nd edição). Editora Manole, 2016.

Filho, Geraldo B. Bogliolo – Patologia. Disponível em: Minha Biblioteca, (10th edição). Grupo GEN, 2021.

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Itabuna

app henet

Na palma

da sua mão

Baixe agora o App:

CONECTAR COM A HE-NET É SÓ VANTAGEM!
Entre pro clube e ganhe descontaços da hora