Segurança da informação é um assunto indispensável nos dias atuais. Com o rápido avanço da tecnologia, aumenta-se também a necessidade de se proteger contra roubo de dados, sequestro de sistemas e falhas de segurança.
No meio corporativo é indispensável a utilização de ferramentas de trabalho que, por muitas vezes, nos deixam expostos ao universo online da Internet, como, por exemplo, a utilização de e-mail, celular, bancos virtuais e outros.
Quando pensamos em segurança, lembramos apenas de colocar um bom antivírus em nossos aparelhos e, como um passe de mágica, esperamos que ele faça o trabalho pesado.
Claro que a utilização de um antivírus nos livra de vários problemas de segurança, porém a principal ferramenta contra ataques virtuais é a consolidação de hábitos seguros que vão nos livrar de centenas de situações que possam nos deixar vulneráveis.
Lembro de minha mãe rindo comigo sobre uma situação recente que, infelizmente, é muito comum. Pessoas ligaram para ela na tentativa de roubar dados pessoais, mas apesar dos quase 70 anos, a minha mãe já sabe lidar direitinho com tentativas de phishing.
Vamos lá para algumas dicas importantes:
1) Fique atento com números estranhos que entram em contato, seja por ligação ou mensagens.
2) Jamais clique ou abra links desconhecidos.
3) Uma maneira segura de saber se a fonte do link que você recebeu é confiável é encostar o cursor do mouse, sem clicar no link, e observar o endereço que aparece na barra de status. Dessa forma, você vai saber para onde vai ser direcionado.
4) Tenha um bom antivírus com firewall para proteger o seu dispositivo de invasões.
5) Evite utilizar mídias externas, como o pen drive. Essa ação é outra forma de abrir portas de vulnerabilidade no seu dispositivo, pois ela pode trazer códigos maliciosos, mais conhecido como vírus, e copiar ou, até mesmo, corromper os seus dados.
Por fim, saber o que está fazendo é o melhor remédio para não se envolver em uma enrascada virtual que pode gerar transtornos, como perdas financeiras, problemas judiciais e exposição.
Por isso, a nossa dica número 6) é manter um contato com o TI de sua empresa é uma boa prática para troca de informações sobre segurança voltada para a área de tecnologia.
Além disso, falar sobre o que pode e o que não pode ser feito ajuda a evitar transtornos no seu dia a dia, afinal a nossa segurança, seja física ou virtual, é nossa preocupação e deve partir de nós mesmos, a partir da consolidação de hábitos seguros na web.
Por Áriston Pereira
Bacharel em Sistemas de Informação – Supervisor Técnico.