Ao transformarmos os nossos hábitos, mudamos o mundo! E podemos começar aos poucos, incluindo pequenas atitudes no nosso dia a dia. O cuidado com a nossa Terra, o nosso maior lar, é preciso ser incorporado por todos. É como cuidar e uma planta: primeiro semeamos, depois cuidamos do solo, regamos, colocamos ao sol e, ao final, vemos o resultado de tudo isso nascer e florescer. E hoje a nossa dica passa por recomendações simples, mas muito valiosas, que incluem até mesmo o descarte de lixo eletrônico, que tanto polui o nosso planeta. Vamos às dicas?
- Tire da tomada os eletrônicos que não estão em uso;
- Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas;
- Use ecobag para carregar compras no mercado;
- Evite comprar garrafinhas de água, use uma sua e a leve para todo lugar;
- Use pilhas recarregáveis;
- Pegue carona ou vá de bicicleta de vez em quando;
- Separe o lixo reciclável;
- Tome banhos mais curtos;
- Desligue o computador quando não for mais usar;
- E o lixo eletrônico? O que devo fazer com ele?
Primeiro você precisa saber o que é lixo eletrônico. Também conhecido como e-lixo, é todo resíduo de aparelhos eletrônicos como TV’s, celulares, notebooks e computadores que, se descartados de forma incorreta, podem trazer sérios danos ao meio ambiente. Quando reaproveitados, ganham novas roupagens e funções, se renovando como novos aparelhos.
Ao contrário do lixo comum, o e-lixo deve ser descartado não em aterros sanitários, mas em locais apropriados para isso. Algumas empresas, hoje em dia, possuem Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em seus estabelecimentos, facilitando o dia a dia do consumidor que pode depositar seus materiais nos locais de coleta.
Então, procure saber quais são esses Pontos de Entrega em sua cidade e busque sempre juntar todo o lixo eletrônico em casa para descartar da maneira mais segura pra você e pro meio ambiente!