Um fato indiscutível: atualmente é fundamental que qualquer negócio esteja presente no Instagram. Criado em outubro de 2010, a plataforma é hoje uma das redes sociais mais populares do mundo, ultrapassando a marca de 1 bilhão de usuários. Em meio a tanta gente e tanta informação é natural que você não saiba muito bem por onde dar o start e como conquistar seguidores.
Já te adiantamos que não existe fórmula mágica para isso, mas há sim algumas formas de facilitar esse processo e de chegar nas pessoas certas. Para te ajudar na missão, separamos 10 dicas essenciais para você começar a colocar em prática hoje mesmo. Vamos conferir?
1- Torne a sua conta comercial
Com a conta comercial, você terá acesso às métricas de alcance, compartilhamento, engajamento, visitas ao perfil, e outras funcionalidades que não estão disponíveis para contas pessoais.
2- Conecte seu Instagram a outras redes
Parece simples, mas isso aumenta o alcance das suas publicações e eleva as chances do seu perfil ser descoberto por novos usuários. Para fazer essa conexão, acesse as configurações do Instagram, escolha “contas vinculadas” e selecione as alternativas.
3- Personalize seu perfil
Estabeleça identidade para seu negócio. Um dos primeiros passos para isso é personalizar sua bio, descrevendo seu negócio de forma objetiva e atraente. Você também pode anexar links do seu site, blog ou outras redes sociais. Uma ótima dica para colocar vários links na bio, é usar uma ferramenta agregadora de links como o Linktree.
4- Defina seu nicho
Definir o nicho do seu perfil é, basicamente, escolher sobre quais assuntos você vai falar e para quem vai falar. É com base nele que você vai criar o seu conteúdo e interagir com o seu público. Faça uma lista de temas que domina, pesquise detalhadamente sobre eles e selecione os que mais se identifica. Não tenha medo de testar formatos e estratégias.
5- Defina uma linha editorial
A linha editorial será o guia de assuntos trabalhados em seu perfil. Ela se desdobrará com base nos temas pré-definidos por você. Assim, você garante uma boa distribuição de conteúdos, evita falar de assuntos aleatórios que não interessam ao seu público, alcança as pessoas certas, e otimiza tempo.
6- Explore ferramentas e formatos do Instagram
O Instagram sempre tem uma novidade, e testar todas elas é fundamental para que seu perfil extraia todo o potencial da rede. Faça posts no feed (em formato normal e carrossel), utilize os stories (lance mão dos gifs, figurinhas, músicas, quiz, enquetes), use e abuse do reels (edite vídeos curtos na própria ferramenta e utilize efeitos visuais e sonoros disponíveis) e também explore o IGTV (ferramenta para compartilhar vídeos longos e lives).
7- Use #hashtags
Usar hashtags relacionadas ao tema do seu post pode fazer com que ele seja encontrado por pessoas interessadas no assunto. Assim, a busca pelos termos pode se converter em curtidas e novos seguidores para o seu perfil.
8- Chamada para ação (CTA)
CTA, ou Call-to-action, são aquelas chamadas que colocamos ao final de um conteúdo convidando o leitor a tomar alguma ação. Exemplo: “salve este post ou compartilhe com um amigo”. Isso pode fazer com que novos públicos conheçam seu perfil.
10- Mantenha frequência de postagens
Não adianta querer que seu perfil tenha muitos seguidores se você não faz postagens frequentes. Estabeleça uma frequência de postagens e interações, isso melhora a entrega dos seus conteúdos e, por consequência, o engajamento. Outra dica importante: na ferramenta insights, disponível no próprio Instagram, é possível saber os horários de maior atividade do seu público, o que pode ajudar a definir os melhores horários para postar.
Anotou as dicas? Comece a colocar em prática e compartilhe com um amigo que também quer crescer o perfil do Instagram.