Com pouco mais de 600 sites, a World Wide Web (WWW) começou a ganhar popularidade em 1993. Em 30 anos, a rede se expandiu para mais de 1,1 bilhão de sites e 5 bilhões de usuários. Essa tecnologia revolucionou a vida das pessoas, com grandes impactos na comunicação, comércio, lazer, educação e muitas outras áreas. Você consegue imaginar como seria a sua vida hoje sem nenhuma conexão online?
Quando a internet surgiu, as proporções que ela iria tomar ainda eram inimagináveis. Ela foi criada em 1969, nos Estados Unidos, quando era chamada de Arpanet e inicialmente era utilizada para interligar laboratórios de pesquisa. Na época, o mundo vivia o auge da Guerra Fria, e a tecnologia era uma garantia de que a comunicação entre os cientistas e os militares fosse mantida mesmo em caso de bombardeios.
Em 1980, o Conselho Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) se deparou com a necessidade de criar uma ferramenta de comunicação ágil, que permitisse a troca de informações entre mais de 100 países. Foi quando os programadores Tim Berners-Lee e Robert Cayo desenvolveram a WWW, uma teia de páginas capazes de abrigar textos, imagens e som, com ligações diferenciadas entre si, disponíveis em computadores de qualquer lugar do mundo conectados à internet.
Com a invenção da World Wide Web e dos navegadores de interface intuitiva, teve início o fenômeno que fez da internet uma rede de comunicação em massa. Isso porque o Cern decidiu tornar a WWW de domínio público, sem a cobrança de royalties.
Em 1993, o uso da rede começou a se popularizar. Nessa época, o acesso ainda era lento, a interação era limitada, e os sites possuíam basicamente texto e imagens estáticas. Para buscar informações sobre filmes e atores, os usuários podiam recorrer a um site de fãs, instalado nos servidores do Departamento de Ciência da Computação da Cardiff University, que mais tarde se consagrou como IMDb. Nessa época, também era possível pesquisar livros e ler resenhas na página ainda bastante rudimentar da Amazon.
No fim dos anos 90, calcula-se que a ferramenta de busca do Google ultrapassava as 60 milhões de páginas. Os empreendedores começaram a explorar as potencialidades do comércio eletrônico, resultando em um aumento considerável do número de sites.
As primeiras redes sociais surgiram no início dos anos 2000, diversificando a oferta de conteúdos. Esse foi um marco que permitiu aos usuários deixarem de ser tão somente receptores de informações para se tornar produtores de conteúdo. Inclusive, essa mudança representa a transição entre a Web 1.0 (caracterizada por sites estáticos, que disponibilizam informação, mas não permitem a interação ou colaboração) para a Web 2.0, que trouxe um ambiente online dinâmico, reforçando o conceito da troca de informação e colaboração dos usuários. Esse fenômeno começou em 2004 e continua até hoje.
Você teve a chance de acompanhar alguma dessas mudanças no uso da internet? Qual importância essa rede tem hoje para a sua vida?