Todo mundo fala só sobre a camisinha como a única forma de prevenção do HIV (vírus da imunodeficiência humana), mas graças ao avanço da ciência, hoje temos a Profilaxia de Pré-Exposição (PrEP), que é a combinação de dois medicamentos que bloqueiam os “caminhos” que o vírus usa para infectar o organismo. E o melhor: ela é disponibilizada gratuitamente pelo SUS.
A PrEP é indicada para pessoas que têm maior risco de entrar em contato com o HIV. Para isso, é preciso tomar um comprimido diariamente, para impedir que o vírus do HIV se aloje e se espalhe pelo corpo. Após a ingestão do primeiro comprimido, a proteção começa a ser efetiva a partir do 20° dia de uso para sexo vaginal, ou a partir do 7° dia de uso para sexo anal.
A PrEP também pode ser utilizada por parceiros sorodiscordantes, quando um dos dois vive com o vírus HIV, enquanto o outro não. Isso possibilita que tenham uma vida normal como casal.
Então a camisinha pode ser dispensada, Dra? NÃO. JAMAIS! Usar a camisinha ainda é fundamental para proteger de outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), além da gravidez indesejada. Por mais que você tenha confiança na sua parceria, a camisinha é uma grande aliada.
Estamos no mês de campanha de conscientização e combate ao HIV, o Dezembro Vermelho, e também é importante lembrar que é necessário realizar consultas e exames regulares, teste rápido (também ofertado pelo SUS) para conhecer o seu estado sorológico, ou identificar outras ISTs.
Sâmia Guimarães,
Ginecologista e Obstetra
CRM – 29.983 / RQE: 19006