Home

>

Você sabe o que difere os canais 2.4GHz e 5GHz?

7 de julho de 2020

Ao longo dos anos, a tecnologia de internet avançou e isso incluiu o aprimoramento nas redes de Wi-Fi e seus aparelhos. Antigamente, os roteadores se conectavam ao Wi-Fi através apenas da frequência 2,4 GHz e hoje o canal 5 GHz trazendo muitas vantagens no desempenho da conexão.

Mas o que essas frequências significam? Todo roteador transmite informações através de ondas de rádio ou micro-ondas e funciona em um tipo de frequência. Cada uma delas possui performances distintas e algumas diferenças.

Hoje em dia existem aparelhos com dois padrões diferentes de comunicação: o 2,4 GHz e o 5 GHz. E quando falamos em frequências de rádio, é importante destacar que, quanto mais alta a frequência do sinal transmitido, mais forte ele vai ser. No entanto, menor será o seu alcance.

Sendo assim, o sinal de 5 GHz possui uma capacidade de trafegar maior volume de dados, mas com um alcance de cobertura menor, cobrindo menor distância. Já a frequência 2.4 GHZ pode carregar menos dados de uma única vez, mas chega a distâncias maiores.

Outro ponto a considerar é que o canal 2.4 GHz é mais eficiente na hora de atravessar objetos sólidos, algo que o sinal de 5 GHz não consegue fazer com tanto rendimento.

Veja no gráfico o resumo.

E qual das duas é melhor?

Isso vai depender das suas necessidades. Para a navegação mais simples, como o acesso a e-mail e redes sociais, por exemplo, o mais indicado é ter um roteador de 2.4GHz. Já para jogos online e serviços de streaming é indicado o de 5GHz.

Recomendamos que você invista em um roteador dual-band, que são aqueles que possuem os dois modos de transmissão simultâneos. Desse modo, você contará com duas redes Wi-Fi: uma operando em 2.4 GHz e outra em 5 GHz.

Ah, e mais um ponto: nem todos os dispositivos possuem suporte aos dois padrões de comunicação. Isso quer dizer que alguns deles não poderão operar na frequência https://www.paperwritings.com mais avançada. Então, antes de comprar um celular novo ou notebook, por exemplo, cheque se eles possuem esse tipo de recurso para não ter problemas com a conexão.

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Itabuna

app henet

Na palma

da sua mão

Baixe agora o App:

CONECTAR COM A HE-NET É SÓ VANTAGEM!
Entre pro clube e ganhe descontaços da hora